terça-feira, 24 de março de 2009

O Brasil num jogo

Hoje tive um insight...

O Brasil é o truco.
Eu não sou muito entendido de culturas nacionais, muito menos de jogos típicos de culturas nacionais, mas pelamor de deus, onde mais existe um jogo onde roubar faz parte da tradição do jogo?
Não que eu ache que brasileiros sejam naturalmente ladrões, nem que ser ladrão seja parte da cultura nacional, não é esse o ponto. Mesmo no truco tem como cruzar a linha, o negocio não é roubar. O negocio do truco é ser malandro.
Quem ganha não é o melhor, é quem é mais malandro, quem faz o melhor maço.

E isso é o Brasil.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Menino Sean

Acabei de ler uma noticia sobre uma manifestação contra a ida do menino Sean para os EUA.
Acho impressionante a falta de noção das pessoas. Quer dizer, um caso complicado, onde não da pra saber com certeza quem teria o direito de ficar com o moleque, e o pessoal reduz isso a um "FlaxFlu" onde a gente tem que torcer pelos brasileiros.

quinta-feira, 12 de março de 2009

O que está acontecendo com a insegurança?

Antigamete quando alguém estava incomodado com pessoas berrando na porta de suas casas elas reclamavam ameaçavam ligar pra polícia. Hoje em dia não há mais aviso prévio, do nada, viaturas surgem para reclamar de sua presença na calçada.
Somado a falta de aviso, a completa falta de necesidade da força militar e o gasto público; os polícias ainda chegam com uma SUPER boa vontade pra converçar. Eles desacreditam que foram chamados à toa e tentam desesperadamente achar algum propósito para aquela cena. Revistam tudo,abrem mochilas,só faltam revirar nossos corpos do avesso.
E a melhor cena é quando perguntam onde moramos,geralmente não fica muito longe e vai aquele sermão:"e por que vocês não ficam na porta de vocês?". Até onde eu sei, a rua é pública! E se acaso ele pergunta-se para um mendigo, digo, esse sermão é detestável de tão estúpido.
Onde estavamos perto do Boni (um colégio, entre a Santa Cecília e a Barra Funda ) por volta das oito horas, ou seja nem desculpa do horário tinha, mas mesmo assim 4 viaturas apareceram pra nos enquadrar.
E daí vai a frase clássica: "onde vocês moram?".Um dos meus amigos disse que morava( e realmente mora) numa rua próxima, depois de quinze minutos de grande diversão, um deles solta:"e porque vocês nao ficam lá", outro amigo que estava com a gente comenta:"se tá brincado? Lá só tem nóia e maluco, se vocês fossem lá, aí sim teriam quem prender". A cara dos polícias tendo que concordar com ele, foi impagável!!!!
Mesmo assim fomos expulsos e obrigados a nos livrarmos da garrafa de bebida(sim, todos maiores). É por isso que o país não vai pra frente!

domingo, 8 de março de 2009

O Lugar da Igreja

Acho que o caso da menina de Pernambuco é realmente um absurdo, mas alem da barbárie do pai, as ações da igreja causaram reações revoltadas pela blogosfera. Uma discussão que eu vi em varias caixas de comentários é se o ato da igreja é só assunto da igreja, ou se tem implicações políticas. Quem está do lado do cardeal diz que as ações da igreja não interessam a quem está fora dela, e os contra as ações do cardeal dizem que suas ações têm forte influencia política.
Isso me fez pensar, claro que o que o cardeal fez tem implicações políticas fortíssimas, mas não devia. Em principio os defensores do cardeal estão certos, ações da igreja só deviam interessar a quem é da igreja.Infelizmente não é assim, mas eu acho que por causa dessas e outras, estamos cada vez mais próximos de colocar a igreja no seu devido lugar.

Caso tenham coragem, me expulsem do paraíso!

O caso mais polêmico atualmente, pós entrada do Ronaldo em um time brasileiro, pós brasileira "atacada" na Suíça, é o da menina de noves anos, abusada pelo padrasto, que abortou. Até aí, a desgraça já seria muita, mas como desgraça pouca no Brasil não existe, a igreja católica resolveu se meter no meio escomungando a mãe da garota e os médicos que fizeram a cirurgia do interrompimento da gravidez.
Fica clara a inflexibilidade da igreja católica a respeito do caso, já que a gravidez da garota acompanhava risco de vida. Não expressarei meu desprezo pelo fanatismo religiosos existente nas pessoas devido a religião, nem tão pouco pretendo me alongar sobre o fato da igreja ter perdoado o agressor, com irônias que dizem respeito à pedres pedófilos...
Temino esse post com um poema de Boca do Inferno(Gregórios de Matos) que reme a incoerência desse caso;

Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado,
Da vossa piedade me despido,
Porque quanto mais tenho delinqüido,
Vós tenho a perdoar mais empenhado.
Se basta a vos irar tanto um pecado,
A abrandar-vos sobeja um só gemido,
Que a mesma culpa, que vos há ofendido,
Vos tem para o perdão lisonjeado
Se uma ovelha perdida, e já cobrada
Gloria tal, e prazer tão repentino
vos deu, como afirmais na Sacra História:
Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada
Cobrai-a, e não queirais, Pastor divino,
Perder na vossa ovelha a vossa glória


PS: não quero afirmar com esse poema que os médicos ou a mãe dessa garota tenham pecado, apenas acho pertinente a obrigação pregada pela igreja e quem vem sendo demasiadamente ignorada!

sexta-feira, 6 de março de 2009

Folhas

Assim como as folhas no outono
Gostaria, eu, de dizer que esta segura do mundo;
Sem nunca se machucar,
Sem nunca sofrer,
Porém assim como todas as coisas vivas
Isso não seria viver!

Talvez não haja carência em se conhecer
Mesmo sendo assim, tão você...
Não existe nada tão longe, que não possa ter.

A infinidade de ações
E seu medo, milésimos de um segundo,
Estagnado. Chocando-se com o mundo
Confundido obvias funções...

Talvez não haja carência em se conhecer
Mesmo sendo assim, tão você...
Não existe nada tão longe, que não possa ter.


PS: ainda me pergunto se fiz realmente a alguém ou a mim mesmo...

Devo concordar

Concordo com esse orgulho de superioridade descrita pelo meu colega de blog.É fato, logo tenho que adimitir. Porém consigo embasamento para me sentir assim, não me alongarei explicando toda alienação causada por essa "festa" rídicula, ou o quanto a incoerenciência que isso acarreta. Afinal o carnaval já acabou!!!! Caso alguém queira discutir sobre isso, mande algum email para diego_mataribeiro@hotmail.com, tentarei responder de forma clara minhas convicções.
Não faço questão alguma de enaltecer a mediocridade social.

terça-feira, 3 de março de 2009

O Não Gostar de Carnaval

Nessa época de carnaval sempre aparecem aquelas pessoas que odeiam carnaval, e não que eu seja um grande fã do carnaval, mas sempre achei que essas pessoas só querem se achar melhor que o povão.
"Não gosto de carnaval, o povão todo suado, todo dançando axé, funk, bebendo cerveja barata, aquela vulgaridade de mulher pelada arg!Isso não é pra mim."
Acho que toda a vez que alguém fala isso ela tem uma pontinha de felicidade no fundo do coração por ter mostrado pro seu interlocutor que ela tem um certo nível.